Por que ler “Rafa minha história”?

Em 2011 ganhei de amigo secreto o livro sobre a vida de Rafael Nadal “Rafa Minha História”, já era fã desse atleta e depois da leitura do livro coloquei ele na minha galeria de atletas sensacionais.

capa-rafa-nadal

Parece estranho ler uma autobiografia de um atleta de 25 anos (idade dele na época do livro, 2011), mas Rafa tem muitas histórias, conquistas e superações que mereciam ser relatadas o quanto antes, pelo menos o que eu acho rsrs.

O livro é escrito a quatro mãos, Rafa narra suas histórias e John Carlin, um jornalista britânico que tem um currículo invejável, finaliza cada capitulo com sua visão sobre algo que lhe chamou atenção. Uma autobiografia digna de ser lida, por quê?

Simples, porque Rafa relata em detalhes os esforços de um atleta, como lidar com um esporte totalmente individual em que a mente tem que estar mais preparada que o físico para lidar horas de partidas. E tem mais, conhecer um pouco sobre um atleta que tem sua marca na história esportiva é o máximo.

No meu livro tenho várias marcações de frases motivacionais, superações e recompensas que Rafa e Carlin expressam no livro, mas a minha favorita é essa:

“Quanto a mim, aprendi uma grande lição com aquela conquista. Era a lição que Toni repetia havia anos, mas que só fui descobri que era verdade naquele momento. Aprendi que sempre devemos perseverar e que, por mais remotas que as chances de vitória possam parecer, temos de ir até o limite extremo de nossas capacidades e tentar a sorte. Naquele dia em Melbourne, vi com mais clareza do que nunca que o segredo para o desempenho excelente do tênis está na mente. Se a mente está clara e forte, podemos superar praticamente qualquer obstáculo, até a dor. A mente pode triunfar sobre a matéria. ” (P. 183-4)

Essa frase veio após o 1º título de Nadal num um grand slam em quadra rápida, título em que o fez ser o 1º espanhol a ganhar o Open da Austrália. Venceu de Roger Feder, numa partida de 4 horas e 23 minutos de jogo. Isso tudo em jan-2009, um jovem promissor estava chegando para felicidades dos apaixonados por tênis.

Deixo vocês com os melhores momentos desse jogo:

Até a próxima…

Um comentário sobre “Por que ler “Rafa minha história”?

  1. Nadal não tem comparação aos tenistas de hoje faço uma comparação dele com Ronaldo fenômeno tipo já domina a bola é já pensado antecipadamente onde colocar ela. É isso…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s