Por que o torneio de Wimbledon os tenistas usam roupa branca?

Wimbledon-logo

Quem é fã de Tênis sabe que o torneio mais clássico e mais antigo dos quatro Grand Slams (Open da Austrália, Roland-Garros; Wimbledon e US Open).

Mas para responder a esse porque vamos voltar um pouco na história. A cor branca é associada ao tênis há muito tempo, pois a cor não aparenta o suor, uma vez que o esporte exige muito do atleta e a transpiração é inevitável, por isso a escolha da cor, pois é um esporte sofisticado.
Para explicar mais detalhado vale a pena ler um trecho sobre o assunto Escrito por Carolyn Williams | Traduzido por Cesar Duarte:

O tênis é um esporte que tem sido jogado através dos séculos. Inicialmente criado como um jogo de bola com as mãos para monges, no qual eles usavam os hábitos completos da sua ordem, quando o tênis se integrou à sociedade, homens e mulheres passaram a praticá-lo. Os homens usavam trajes da moda da época, incluindo calças compridas, gravatas e sapatos com solas macias. Até 1946, era requerido aos homens o uso de calça comprida no torneio de Wimbledon. Nos anos de 1860, a moda das mulheres incluía pele de animais, arranjos de penas e saias compridas. O vestuário era composto por tecidos pesados, tais como sarja e lã. As roupas femininas só sofreram ajustes após os anos 30, subindo acima do joelho e suprimindo as peles e penas. Conforme a moda evoluiu, o mesmo aconteceu com a escolha da cor. O branco sempre foi associado com o jogo de tênis. E a razão é simples – suor. O branco não mostra o suor tão facilmente quanto as outras cores, tornando-a ideal para um esporte relativamente sofisticado. Hoje em dia, tecidos tecnologicamente desenvolvidos ajudam a evaporar a transpiração, fazendo com que a escolha de cores pelos tenistas seja mais variada. Além disso, as roupas são significativamente mais reveladoras do que as calças e vestidos compridos.

Como Wimbledon é um torneio clássico cheio de tradição, a competição é a única que exige o vestuário branco dos tenistas nas quadras.

Sendo uma decisão muito polemicas entres os tenistas, e com muitas histórias de jogadores “rebeldes” quebrando regras e aparecendo com algum item de cor.

Regras de indumentária nos treinos e partidas de Wimbledon:

1 – Os tenistas devem estar vestidos com vestuário apropriado para ténis que seja quase inteiramente branco. E isso aplica-se desde o momento em que o jogador entra em campo.
2 – Branco não inclui bege.
3 – Uma única variação de cor ao redor do pescoço e em torno do punho é aceitável, mas não deve ser mais larga do que 1 cm.
4 – Cores dentro dos padrões serão medidas como se fossem uma coloração sólida e devem estar dentro do limite de 1 cm. Logos formados por variações de material ou padrão de cores não são aceites.
5 – A parte detrás de uma camiseta, vestido ou top deve ser totalmente branca.
6 – Calções, saias e vestimentas devem ser totalmente brancas a não ser por uma parte da costura externa não mais larga do que 1cm.
7 – Bonés, faixas na cabeça, punhos e meias devem ser totalmente brancos exceto numa parte que não seja mais larga que 1 cm.
8 – Os sapatos devem ser inteiramente brancos, incluindo as solas. Logos grandes de patrocinadores não são desejáveis.
9 – Qualquer roupa visível durante o jogo, também deve ser completamente branca exceto por uma única faixa de cor não maior que 1cm.
10 – Suportes e equipamentos médicos devem ser brancos, se possível, mas podem ser coloridos se necessário. (fonte: Sapo Desporto)

Não é só a cor branca dos uniformes dos tenistas que chamam atenção da competição inglesa de tênis, o torneio tem outras peculiaridades, como:

  • A quadra é de grama, manteio a superfície original do torneio;
  • Não é permitido qualquer tipo de propaganda ou patrocinador durante a competição;
  • Morangos e Chantili são comidas típicas do torneio, sendo oferecidas para os competidores e torcedores. Tradição que começou em 1877 e fez os morangos e o tênis se tornar símbolo da chegada do verão para os ingleses;
  • Os tenistas da competição são sempre referidos como Mr e Miss, independente do seu estado civil;

Wimbledon-morango

Mais curiosidades, indico o site: http://www.dnaindia.com/sport/report-10-things-you-should-know-about-wimbledon-and-its-traditions-1853348 (versão em português: http://molhoingles.com/wimbledon/).

Fontes:
Como a roupa dos tenistas mudou com o tempo:
http://www.ehow.com.br/roupa-tenistas-mudou-sobre_89294/

Curiosidades de Wimbledon
http://molhoingles.com/wimbledon/
http://www.dnaindia.com/sport/report-10-things-you-should-know-about-wimbledon-and-its-traditions-1853348

Sapo Desporto:
http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/tenis/artigo/2015/06/29/as-rigidas-regras-do-torneio-de-wimbledon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s