Por que no 1º dia do ano tem rodada da Premier League?

Premier League
Na sexta (26/12) passada estava trabalhando e o meu celular mandado notificações de jogos do campeonato inglês. Achei que estava doido e deixei de lado. Mais hoje, 1º de janeiro, procurado algo para ver, me deparo com jogos ao vivo da Premier League, como assim?!?!

Confesso que comecei acompanhar mais de perto o futebol inglês no ano passado, por isso minha surpresa em relação a jogos nessas datas de festivas de feriado… até porque jogos depois do Natal e no 1º dia do ano é uma tradição de muitos anos na Inglaterra. E será essa o primeiro PORQUÊ de 2015.

A tradição tem histórias, conhecida atualmente como “Boxing Day”. A data (26/12 ou próximo dia útil após o Natal) é comemorada desde a Idade Média na Inglaterra, onde o dia é também conhecido como St. Stephens Day, em referência a um dos primeiros mártires cristãos, que morreu apedrejado em Jerusalém entre os anos 34 e 35 depois de Cristo

A origem do nome vem das caixas (box, em inglês) que durante a época de Natal eram colocadas nas igrejas para recolher dinheiro para os pobres. Essas caixas eram abertas no dia de Natal e o valor arrecadado eram distribuídos no dia seguinte, 26, o Boxing Day (o dia das prendas), num costume enraizado na Inglaterra, no País de Gales e em algumas regiões do Canadá, e que também se estendia às casas mais abastadas, onde, nesse mesmo dia, as famílias ricas da sociedade ofereciam prendas aos seus criados.

Mas só em finais do Séc. XIX este dia passou também a ser preenchido por manifestações desportivas…

Com falta de dinheiro para práticas dos esportes de elite (Caça e a Equitação) a sociedade inglesa começou a gostar mais do esporte que havia surgido no mundo universitário o football. Na história, surgem já registos datados de 1888, pouco depois de iniciar-se a Taça de Inglaterra, de jogos incluídos no mítico “Boxing Day”. Em 26 de Dezembro de 1886, o Bolton venceu o Derby Conty por 3-2 e o West Brown o Preston por 5-0. Até 1959, o campeonato inglês inclui mesmo jogos no dia 25 de dezembro, algo que se manteve na Escócia até 1976. Mas, desde essa data, passou-se para dia 26.

Chegando o Natal e o Ano Novo, todos anseiam pelos grandes jogos que colocam frente a frente os diferentes bairros, cidades e regiões que marcaram o século do futebol inglês. Para eles o futebol é a sua religião. Ninguém é capaz de imaginar estes dias sem esses grandes jogos.

Existem inúmeras manifestações de atletas e técnicos de futebol em relação a não parada do campeonato inglês no final de ano, com a alegação de ser algo muito desgastante devido às festas e até mesmo a possibilidade de ter jogos muitos próximos sem um descanso adequado, mas dificilmente a tradição deixará de ser o que é, porque os ingleses não abdicam facilmente da memória e depois os jogos de “Boxing Day” bate todos os recordes de audiência televisiva.

Fontes:

http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1138112

http://m.oglobo.globo.com/blogs/planetaquerola/posts/2014/12/25/rodada-do-boxing-day-tem-107-partidas-na-inglaterra-557603.asp

http://www.planetadofutebol.com/artigos/o-fantastico-mundo-do-boxing-day

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s